Friday, May 27, 2005
Monday, May 23, 2005
Plac Zamkowy e Estátua do Rei Sigismund III

Foto aérea da Plac Zamkowy: à esquerda vemos o final do muro da cidade e a Estátua do Rei Sigismund III (Obelisco com a imagem do Rei no topo). Construída entre 1643-1644, esta estátua é a mais antiga da cidade e também a única erguida no século 17. Foi atingida pelos Alemães durante a Segunga Guerra, no Levante de Varsóvia. Os Alemães atingiram o topo da estátua e o Rei caiu na praça. Este momento teve um significado simbólico para o Levante. Sua reconstrução ocorreu em 1948-1949 e ela é hoje um dos símbolos da cidade, junto com a Sereia, no Rynek.

Palácio Real na Plac Zamkowy

Durante a Segunda Guerra (1944) este Palácio foi totalmente destruído pelos Alemães. A sua recosntrução utilizou partes do edifício original e demorou três décadas, sendo tema de grandes debates. Apesar de ser historicamente importante, este Palácio era também símbolo dos Magnatas Poloneses do passado. Logo, o projeto iniciado logo após o fim da Guerra foi abandonado em 1960, reiniciado da década de 70 e finalizado somente em 1984. Ainda assim, a renovação dos jardins do Castelo será ainda finalizada este ano.

Sunday, May 22, 2005
Antigo Muro da cidade

Cruzando o Rynek, chegamos ao antigo muro da cidade de Varsóvia (Barbakan ou Barbican), reconstruído após a Segunda Guerra. No entanto, ainda existem partes originais do muro (século 14), ao longo da rua Podwale.

Catedral de St. John (Archikatedra Sw. Jana)

Na rua Swietojanska, o prédio de tijolos vermelhoes é a Catedral de St. John (Archikatedra Sw. Jana). Esta é a catedral mais importante de Varsóvia e foi construída originalmente no final do século 13, mas seu interior foi quase totalmente destruído dutante a segunda guerra e reconstruído posteriormente (inclusive as estátuas dos santos).

Saturday, May 21, 2005
Rynek

O Rynek ainda é utilizado como espaço para artistas locais venderem pinturas e outros artesanatos. Na primavera e no verão, os restaurantes em volta da praça colocam suas mesas para fora e servem ao ar livre. É muito agradável para relaxar, experimentar pratos típicos e tomar as cervejas locais (Tiskye e Zywiec, por exemplo).
